Excesso de estresse no trabalho? O corpo avisa...

Veja alguns sintomas e também como conseguir um equilíbrio

Por: Giovanna Corerato  -  07/08/22  -  17:02
Atualizado em 07/08/22 - 21:35
Os sintomas de estresse no trabalho podem ser sutis no começo, mas, com o tempo, se tornam perceptíveis tanto fisicamente como mentalmente
Os sintomas de estresse no trabalho podem ser sutis no começo, mas, com o tempo, se tornam perceptíveis tanto fisicamente como mentalmente   Foto: Adobe Stock

Excesso de projetos, metas impossíveis, competitividade exagerada e lideranças despreparadas. Esses são apenas alguns dos fatores que podem desencadear crise de estresse, capaz de atrapalhar tanto a vida pessoal quanto a profissional e deixar você por um fio. Para driblar suas inúmeras consequências, é fundamental estar preparado para lidar com o problema.


Mas, afinal, por que nos sentimos estressados? Primeiro, é preciso entender que o estresse é uma reação do corpo a situações que nos exigem grande carga emocional. No trabalho, pode ser excesso de atividades, prazos apertados, pressão por metas, autocobrança excessiva e até necessidade de provar que ‘dá conta de tudo’.


“Nessa hora, o corpo libera o hormônio chamado cortisol. Ele nos deixa prontos para reagir e atacar. O que é ótimo, caso contrário não sobreviveríamos. O problema é estar assim constantemente. O corpo não aguenta”, explica Amanda Costa, chief communications officer da Escola do Caos e especialista em liderança e inovação.


Estresse e Burnout
Amanda diz que o estresse é a porta de entrada para a síndrome de Burnout, que é o esgotamento no trabalho, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença profissional. “O Burnout leva a quadros graves de ansiedade e depressão que precisam ser tratados por profissionais da saúde”.


Ela explica que, para evitá-lo, as empresas precisam investir em programas de saúde mental para seus colaboradores, criar um clima de harmonia e confiança e dar espaço para que as pessoas expressem suas angústias e dificuldades.


Consequências
Os profissionais que sofrem de estresse ocupacional podem notar uma baixa satisfação profissional, perda de personalidade e muitos problemas físicos e psíquicos. O que poucos sabem é que o estresse no ambiente de trabalho impacta não só os funcionários, mas também a empresa, porque costuma causar queda de produtividade e também o desinteresse do profissional em seu trabalho.


De acordo com a Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil (Isma), o estresse pode causar inúmeras doenças porque afeta o sistema de imunidade. Estudos científicos têm consistentemente demonstrado que as pessoas, quando estressadas, tendem a pegar gripes e infecções respiratórias com muito mais frequência.


Outros problemas, como acnes e aftas, são exacerbados pelo estresse – isso porque a pele é rapidamente afetada pelo sistema de imunidade devido à conexão com o sistema nervoso e por ser altamente sensível às nossas emoções.


Sintomas
Os sintomas de estresse no trabalho podem ser sutis no começo, mas, com o tempo, se tornam perceptíveis tanto fisicamente como mentalmente. Dentre os sintomas, é comum:
- Comer muito (principalmente alimentos gordurosos, açucarados ou pães e massas) ou ter dificuldade para se alimentar.
- Fumar ou beber de forma exagerada.
- Trabalhar além da conta (aquela pessoa que não ‘desliga’).
- Deixar tarefas para depois com frequência.
- Dificuldades para dormir ou sono em excesso.
- Doenças de pele como psoríase, alergias, doenças autoimune, refluxo, mudanças no funcionamento do intestino, infecção urinária e até taquicardia e falta de ar.


SAIBA COMO EQUILIBRAR O ESTRESSE



Logo A Tribuna